Encontro Pedagógico 2022

De 15 à 18 de fevereiro, aconteceu o “Encontro Pedagógico 2022” dos espaços de educação do Centro Sócio-pastoral: Casa Crescer e a Escola Espaço Livre. O encontro é realizado todo início de ano letivo. Muito importante para refletir a prática, repensar o que precisa mudar, e seguir na caminhada estudando novos saberes para continuar oferecendo uma educação de qualidade aos nossos jovens e crianças da comunidade.
Esse ano tivemos  a contribuição de importantes convidados e a reflexão de ótimas temáticas. Uma delas foi “território” onde os professores trabalharam questões muito pertinentes. A professora Ruth Ataíde, do departamento de Arquitetura da UFRN , desenvolveu a temática “Um olhar sobre o território, a memória e a pedagogia do cuidado”. Por meio de maquetes e mapas os professores aprofundaram suas noções de território e pertencimento, referentes à comunidade de Mãe Luiza. Assim como, a importância de conhecer e lutar por esse chão, frente à especulação imobiliária, numa perspectiva pedagógica que deve ser repassada aos alunos, afim de garantir a permanência no bairro.
Em um outro momento, os professores conversaram com os alunos do Curso de Arquitetura da UNIRN, que pretendem desenvolver projetos de intervenção na Escola Espaço Livre. As intervenções que serão propostas, nos espaços de convivência da Escolinha, pretendem melhorar a vivência dos alunos autistas nesse ambiente. Sendo assim, os futuros arquitetos irão acompanhar as rotinas da escola, depois propor as mudanças que julgam necessárias e discutir com a equipe.
Foram trocas ricas em conhecimento, que mostraram aos professores a importância de reconhecer os diversos territórios e itinerários que cercam o fazer pedagógico.
Finalizando o “Encontro Pedagógico 2022” na sexta-feira, 18, debatemos duas temáticas muito importantes referentes a psicologia e a educação. Padre Robério Camilo, presidente do Centro Sócio-pastoral e pároco de Mãe Luiza, trabalhou a temática da Campanha da Fraternidade CF-2022 “Fraternidade e Educação”. Colocar o ser humano no centro do foco deve ser prioridade na educação. Padre Robério refletiu junto com os professores os caminhos que devem ser traçados para enxergar as pessoas em sua totalidade, transpondo aparências, comportamentos agressivos e introspectivos, afim de viabilizar uma troca de conhecimento que forme para a vida.
Já no campo da psicologia, as psicólogas Fátima Jorge e Margareth Viana desenvolveram a temática “Sim, nós podemos e a saúde mental nos tempos atuais”. Momento importante de reflexão sobre a “sociedade do cansaço” em que vivemos atualmente, onde existe uma obesidade de informações, positividade e pró-atividade que, na verdade, tornou a vida mais tóxica do que deve ser.
Refletiu-se também alguns pontos sobre o autismo, principalmente como se apresenta nas crianças, e como podemos identificá-lo e tratá-lo da melhor forma possível, sem expectativas falsas.
O “Encontro Pedagógico 2022” foi um momento importantíssimo para todos os professores e agentes do Centro Sócio-pastoral que participaram ao longo dessa semana. Momento de refletir a prática e renovar a esperança que é possível desenvolver uma educação de qualidade.
Até o ano que vêm!
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *