QUEM SOMOS

Bem-vindo

ao centro sócio-pastoral

nossa senhora da conceição -mãe luiza

O Centro Sócio-pastoral Nossa Senhora da Conceição foi fundado em 08 de dezembro de 1983, no bairro de Mãe Luiza, pelo padre Sabino Gentili juntamente com pessoas da comunidade como uma organização filantrópica, com sede no prédio da capela católica de mesmo nome.  O Centro Sócio-pastoral é uma associação sem fins economicos, um espaço democrático e aglutinador, onde os anseios e problemas da comunidade têm espaço aberto para o debate e possíveis encaminhamentos de solução.

Criado para ser uma base institucional por onde a Igreja Católica participa da vida da comunidade, suas conquistas e lutas, o Centro teve a rara possibilidade, dada a sua rede de amigos e apoiadores, dentre os quais a “Fundação Ameropa”, a “Associação suíça de Amigos de Mãe Luiza” e a “Paróquia de Penzberg” na Alemanha, de materializar algumas respostas aos problemas percebidos pela própria comunidade como os mais graves. O diagnóstico desses problemas e das ideias de como enfrentá-los sempre foi feito através de seminários comunitários.

São muitas as atividades desenvolvidas pelo Centro Sócio-pastoral em Mãe Luiza. No decorrer das suas quatro décadas de existência, várias demandas trazidas pela comunidade se transformaram em ações concretas.  Esse itinerário permitiu ao Centro  perceber que havia construído junto com a comunidade um novo modelo de inclusão social. Esse modelo, construído de forma participativa, está fundamentado num conceito de desenvolvimento integral das pessoas e da comunidade, que permitiu que as lutas do povo confluíssem para conquistas coletivas materializadas em equipamentos sociais habitados por políticas publicas cidadãs e inclusivas.

Atualmente, sob a direção de Padre Robério Camilo e Ion de Andrade, o Centro emprega cerca de 60 funcionários, em sua maioria do próprio bairro de Mãe Luiza, distribuídos entre suas seis atividades principais:1) Escola Espaço Livre; 2) Casa Crescer; 3) Instituição de Longa Permanência para Idosos Espaço Solidário; 4) Ginásio Poliesportivo Arena do Morro; 5) Escola de Música de Mãe Luiza 6) Espaço TransformAção (parceria). Essas atividades atendem cerca de mil usuários da comunidade de forma diária, além de outras ações esporádicas e rotativas desenvolvidas em parceria com outras instituições como UFRN, IFRN, Senac, Sebrae, SAR, SESI, SESC, dentre outras que ampliam esse público.

NOSSA MISSÃO

SER UM ESPAÇO DE ESCUTA DA COMUNIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS HUMANA E MAIS JUSTA

“O Centro Sócio-Pastoral deve aos poucos tornar-se lugar de encontro para todos os nossos problemas comunitários”.

Sabino Gentili 

(fundador do Centro Sócio-pastoral)

DIRETORIA

69136408_3014306331975852_344758558153244672_n

Presidente: Padre Robério Camilo da Silva

Padre Robério Camilo da Silva, da Arquidiocese de Natal, é diretor do Centro Sócio-pastoral há 15 anos, assessor nacional da Pastoral da Sobriedade integra o conselho diretor da Federação Nacional das Comunidades Terapêuticas Católicas. Em Natal, Padre Robério é vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição na comunidade de Mãe Luiza.

unnamed-5

Vice-presidente: Ion de Andrade

Ion de Andrade é vice-diretor do Centro Sócio-pastoral, acompanhando suas ações desde sua fundação, é médico epidemiologista e professor pesquisador da Escola de Saúde Pública do RN, é membro da coordenação nacional do Br Cidades e da executiva nacional da Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela democracia.

Como chegar em nossa sede