PARCEIROS

FUNDAÇÃO AMEROPA (SUÍÇA)

A Fundação Ameropa é a principal financiadora do Centro e acompanha Mãe Luiza desde 1992. Junto com as lideranças do Centro Sócio-pastoral Nossa Senhora da Conceição, fundado pelo Padre Sabino em 1983, teve a visão de ajudar a transformar o  bairro, a fim de oferecer uma vida com oportunidades, acesso e dignidade. Esse apoio ajudou Mãe Luiza a ser uma comunidade animada e dinâmica que pode ser vista como modelo para as comunidades do entorno.

 

A Fundação Ameropa ajudou a criar e continua apoiando:

Um jardim de infância;

Escola para crianças de 7 a 16 anos;

Uma escola de música;

Um centro social para os moradores de Mãe Luiza;

Uma casa para idosos;

A Arena do Morro, centro esportivo e cultural projetado pro bono pelos arquitetos Herzog & de Meuron;

Contribui com os esforços para implementar a “Visão para Mãe Luiza”, uma visão urbanística para o desenvolvimento da comunidade. Esta visão foi concebida em parceria com a comunidade, os arquitetos Herzog & de Meuron e o Centro Sócio-Pastoral.

PARTNERSCHAFT PENZBERG (ALEMANHA)

Em 1987 inicia-se uma das muitas parcerias do Centro Sócio-pastoral. Dois alemães, da cidade de Penzberg, na Alemanha, visitam a comunidade de Mãe Luiza e começam a colaborar com os projetos d Centro, tanto no aspecto financeiro como no humano. Pe. Konrad e Barbara iniciam uma amizade que torna as duas comunidades parceiras (PARTNERSCHAFT), a partir de então muitos alemães passam a fazer intercâmbio de ações em Mãe Luiza.

Em 2022 a parceria comemorou 35 anos de existência e um grupo de funcionários do Centro Sócio-pastoral viajou para a cidade de Penzberg a fim de celebrar e prestar contas dos serviços financiados pelos nossos parceiros e amigos.

LES AMIS DE MÃE LUIZA (SUÍÇA)

Em 1995 o Centro Sócio-pastoral trava mais uma parceria. Desta vez, são os “Les Amis de Mãe Luiza”, entidade formada por habitantes da Suíça em prol do bairro que começa a contribuir com a comunidade também, dando suporte humano e financeiro.

Para isso, procura promover vínculos, encontros, contatos e arrecada doações que são enviadas regularmente ao Brasil e servem, na maioria das vezes, para pagar salários dignos aos funcionários do Centro.

 História

A associação Amigos de Mãe luiza foi fundada em abril de 1995 para organizar de forma sustentável o apoio já dado às atividades do Centro Sócio-Pastoral de Mãe luiza onde trabalham Loyse Raboud e Ion De Andrade. A associação começou com amigos e parentes de Loyse, Bagnes e Monthey, Valais, a região de Neuchâtel graças a Brigitte e Alain Collioud, depois também graças a amigos de amigos.

Organiza atividades que permitem aos participantes aproximar-se um pouco da cultura brasileira, conhecer pessoas que já passaram por lá ou com os principais palestrantes no local. Finalmente, essas atividades permitem à associação angariar fundos de longo prazo para apoiar as atividades.