Semana Pedagógica 2023: dando continuidade aos estudos

Quinta-feira, 2, e hoje, 3, demos continuidade as discussões da “Semana Pedagógica 2023”, momento importante de reflexão, planejamento e aprendizado para os espaços de educação do Centro Sócio-pastoral.
Quinta-feira à tarde, a psicóloga Letícia Andrade trouxe para o centro da discussão a temática “Aprendizagem e Afetividade”, questionando qual o papel da afetidade no processo de construção das aprendizages, como acontece a criação de vínculo e se isso é suficiente para fazer o aluno se interessar dentro do percurso educativo, dentro outras reflexões.
Uma contribuição muito rica, trazida por Letícia, que fez os docentes entenderem e se reconhecerem dentro da relação, e do processo de vínculo/afetividade, estreita que se forma com nossas crianças e jovens.
Já hoje, foi o dia Pe. Robério Camilo, presidente do Centro Sócio-pastoral, trazer para o grupo a Campanha da Fraternidade 2023, que nesse ano versa sobre a “Fraternidade e Fome”.
Vivemos um momento muito delicado de volta dos altos índices da fome no Brasil, e sem dúvida essa realidade impacta nas nossas escolas e no processo de aprendizagem/desenvolvimento dos alunos.
Pe. Robério trouxe dados importantíssimos, números e embasamento teórico, que refletidos no coletivo nos ajuda a enfrentar de forma consciente esse mal que sempre volta a nos assolar. Precisamos superar essa realidade e avançar de fato, para isso a educação e as oportunidades de acesso são fundamentais.
Semana que vem continuamos nessa jornada!
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *