Na última sexta-feira, 15, o Espaço Solidário promoveu um momento para pensar sobre nossas “Memórias” em diversos aspectos. Primeiro foi apresentado uma sessão do curta “Felis”, uma produção independente de Jane Gomes, moradora da comunidade, que versa sobre o Alzheimer.
Num segundo momento, entrou em cena o Teatro de Mamulengo “História de Francisquinha” que conta a partir das memórias de Dona Francisca uma parte de sua vida, produzido por Wilson Palá. Trouxe à tona memórias parecidas dos demais idosos.
Para os idosos é difícil lidar com a perda da memória, as complicações da velhice e do Alzheimer. No entanto, na roda de conversa posterior o foco foi “como mitigar esses transtornos”. Jane Gomes colocou que é preciso ter paciência e fazer um esforço de inclusão, produzir o curta trouxe essa perspectiva ampliando a sua visão.
Ainda tivemos a grata visita dos alunos da turma da Profa. Wdérica, da Casa Crescer, que fizeram um intercâmbio trazendo uma parte do Sarau Poético e participando da sessão do curta e assistindo o Teatro de Mamulengos.